25 anos de leilões

A numismática em Portugal e o papel da Numisma no seu desenvolvimento

T +351 217 931 838 / +351 217 932 194 | Fax +351 217 941 814 | info@numismaleiloes.com

O primeiro leilão de moedas organizado pela Numisma realizou-se no dia 8 de abril de 1989.

Vinte e cinco anos de leilões. Quanta perseverança, quanto trabalho, quanta expetativa, quanta luta, quanta confiança por parte dos clientes, quanta certeza naquilo que foi feito.

Vinte cinco anos são uma longa vida, cheia de sonhos e de projetos concretizados, mas, com a maturidade aumenta a responsabilidade, a expetativa de todos os que colaboram com a Numisma, quer os que nela trabalham, quer os que nela confiam – compradores e vendedores.

É essa responsabilidade que todos os colaboradores da Numisma partilham que permite continuar na busca de peças numismáticas que venham a enriquecer as coleções públicas e privadas, institucionais ou de colecionadores individuais. É para os seus clientes que a Numisma procura as melhores peças e torna os seus leilões um acontecimento regular por todos esperado com expetativa.

Cerca de duzentas e cinquenta mil moedas – desde 1976, início da atividade da Numisma – foram selecionadas, catalogadas, avaliadas estudadas até ao mais ínfimo pormenor, fotografadas com elevada qualidade e posteriormente divulgadas em catálogos que se tornaram obras de referência para todos os colecionadores e estudiosos da numismática.

Neste espaço de tempo foram realizados 98 leilões, só possíveis em função da confiança e do rigor com que a sua preparação foi efetuada. Estas características foram e continuam a ser reconhecidas pelos inúmeros clientes nacionais e estrangeiros que, perante os resultados alcançados nos leilões já realizados, não hesitam em confiar na Numisma para efetuar as suas transações.

Quem vende procura no leiloeiro um parceiro que contribua para obter o melhor valor, os compradores procuram quem lhe ofereça garantias quanto à autenticidade e qualidade das peças que vão incorporando nas suas coleções.

Há nestas duas vertentes um fator comum – a confiança, sem a qual os clientes não se sentem seguros e é precisamente a confiança que encontram na Numisma.

A comprovar esta característica da Numisma, estão os lotes apresentados durante anos. É o rigor e longa experiência dos seus colaboradores e especialistas que criaram esta confiança, tão importante neste tipo de atividade.

Os leilões da Numisma têm sido acompanhados presencialmente por inúmeros numismatas e investidores nacionais e estrangeiros e mais recentemente através da Internet onde a sua presença permite um mais diversificado número de clientes. Esta participação deve-se fundamentalmente à qualidade dos lotes em praça e ao interesse cada vez maior que a numária portuguesa tem despertado.

A Numisma tem levado a leilão moedas da maior raridade, com particular destaque para as peças da Monarquia, ex-Colónias e até de períodos anteriores à fundação do Reino, para além de notas, medalhas e outras peças de diversos países. Destes lotes fazem parte moedas portuguesas que há muito se encontravam fora do país e que graças ao reconhecimento e perseverança da Numisma foram adquiridas e passaram a enriquecer as coleções nacionais.